segunda-feira, 29 de Abril de 2024  15:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-05-2005

Cultura Urbana» dá vitória à Secundária José Estevão


Escolíadas - 5ª sessão

Com a participação das Escolas Secundárias de José Estevão (Aveiro) e Carregal do Sal (Viseu) realizou-se, na passada sexta-feira, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, a quinta sessão de apuramento das Escolíadas/2005.

Ao totalizar 171 pontos, a Secundária de José Estevão sagrou-se vencedora da sessão, mas pela margem mínima, já que a sua congénere de Carregal do Sal obteve 170 pontos, no somatório de provas a concurso (Teatro, Música e/ou Dança, Claque, Pintura, Cultura Geral). Pontos que, em qualquer dos casos, não foram suficientes para que as escolas mantivessem esperanças de estar presentes na final do concurso.

Para já, a quinta sessão ditou que o Colégio de Albergaria, com 199 pontos, é a primeira escola a assegurar uma presença na final. A Escola Profissional de Agricultura de Vagos (193 pontos) está na segunda posição da geral, enquanto a Secundária de Homem Cristo de Aveiro (192 pontos) mantém o terceiro posto. Todavia, uma vez que ainda resta a participação de duas escolas - que prestam provas na próxima sexta-feira (20 de Maio) - naquela que será a última sessão de apuramento, tudo está em aberto para o apuramento dos outros dois finalistas.

Relativamente à prestação das escolas que estiveram na quinta sessão do concurso, a Secundária de José Estevão apresentou-se em prova com o tema «Cultura Urbana», transversal a todas as prestações, enquanto a escola de Carregal do Sal optou por Fernando Pessoa e seus Heterónimos para explorar as suas provas. Temas que, em ambos os casos foram sobretudo evidentes nas prestações de teatro.

Nas apreciações ao «teste» teatral, o júri não deixaria de elogiar a Secundária de José Estevão pelo significado da mensagem, pela actualidade e criatividade; enquanto no caso de Carregal do Sal, os responsáveis pela votação evidenciaram o «risco» de representar Fernando Pessoa.

No capítulo musical, a escola aveirense apresentou-se em palco com um tema original, misturando a música e a dança numa só representação, sendo a prova destacada pelo júri pela sua originalidade.

Enquanto isso, Carregal do Sal também se apresentou com um tema musical original, num dueto em que júri apontaria alguma falta de sincronização, mas sublinhando a originalidade do mesmo.

Apesar de tudo, e em síntese, o equilíbrio entre os participantes foi claramente notado. Equilíbrio que acabaria por se reflectir nas pontuações finais.

As Escolíadas/2005 prosseguem assim, na próxima sexta-feira (20 de Maio), com a realização da última sessão de apuramento. Em palco vão estar as Escolas Secundárias Dr.Jaime Magalhães Lima (Esgueira) e de Montemor-o-Velho, e será aqui que irão ficar a conhecer-se, em definitivo, os três finalistas do concurso


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®